Published on março 11th, 2020 | by Katia Suman
0Sarau Sem Censura – com Carlo Pianta, Eliana Mara e Katia Suman – canja: Elisa Meneghetti
Vaca Profana, canção de Caetano Veloso foi proibida de ser tocada em público em 1984; Tiro ao Álvaro, de Adoniran Barbosa, foi censurada em 1973. Apenas dois de centenas de exemplos na MPB.
Mário de Andrade, que suprimiu um trecho da primeira edição de Macunaíma (1928), por conta de críticas que apontavam obscenidades e Gilberto Freyre, que foi chamado de ‘o pornógrafo de Recife’ porque mexeu no vespeiro das relações eróticas entre casa grande e senzala (1933), também sofreram com a censura da época.
E o próprio Drummond, nosso maior poeta não quis publicar em vida seus poemas eróticos, temendo macular a sua reputação.
A CENSURA que vigorou de forma oficial durante a ditadura e recentemente tem voltado à discussão pública por conta de arroubos autoritários apoiados por grupos homofóbicos ou religiosos (ou ambos) é o tema do SARAU ELÉTRICO.Com CARLO PIANTA, ELIANA MARA e KATIA SUMAN
SARAU SEM CENSURA, porque está lá na Constituição pra quem quiser ver: “É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística”.
canja: ELISA MENEGHETTI
SARAU SEM CENSURA – 11.02.20 – Ocidente – 21h – 20 pila
Podcast: Reproduzir em uma nova janela | Baixar (Duração: 1:35:28 — 131.1MB) | Incorporar